Como vimos no estudo anterior "Elaborando Atividades Criativas", ao preparar uma atividade bíblica devemos levar em consideração a faixa etária da turma que realizará a atividade.
Portanto, aqui vai algumas dicas.
2-4 anos (Maternal):
Explore atividades que usem materiais diferenciados como: lã, algodão, areia, folhas de árvores e coisas que as crianças possam tocar. Dar brinquedos para que as crianças dramatizem a história que ouviram também ajuda a fixar o conteúdo.
5-6 anos (Jardim):
Já é possível trabalhar o lado da pintura com estas crianças, porém sem forçar, pois elas se cansam de ficar muito tempo pintando. Trabalhar com colagem e pintura a guache são boas opções!
.
7-8 anos (Primário): Pode-se começar a trabalhar com provinhas objetivas, ou seja, de marcar X. As crianças ainda não estão bem preparadas para escrever muitas linhas, por isso a prova objetiva é a mais indicada. Trabalhos de colagem em grupos também é uma boa opção.
9-11 anos (Juniores): Essas crianças gostam muito de serem avaliadas. Provas com notas, jogos de perguntas bíblicas e competições para decorar versículos estão na lista de preferências. Montar algum objeto da história, ou fazer dobraduras também pode ser utilizado.
PROF, SEJA CRIATIVA!
É muito importante ser dinâmica e criativa nas atividades que você usar com as crianças. Crianças apreciam novidades e é justamente isso que você deve proporcionar a elas em cada aulinha. Use o dom que Deus lhe deu para oferecer o melhor aos seus alunos.
"Não que sejamos capazes, por nós, de pensar alguma coisa, como de nós mesmos; mas a nossa capacidade vem de Deus," (II Coríntios 3.5).
Igreja Internacional da Graça de Deus
Cascavel/PR
Nenhum comentário:
Postar um comentário